Angola e Brasil querem usar o kwanza e o real em transacções comerciais

Ministro das Relações Exteriores brasileiro foi recebido esta semana pelo presidente José Eduardo dos Santos para discutir acordos.

Angola e o Brasil têm uma parceria estratégica e regularmente realizam consultas sobre a evolução da sua cooperação bilateral, igualmente as questões regionais e internacionais.

Apesar da situação económica que os dois países lusófonos atravessam nesta altura, a cooperação continua a apresentar resultados positivos e com grande potencial para expansão, afirmou o director para América do Ministério das Relações Exteriores, Francisco da Cruz.

Os dois países possuem acordos de cooperação no âmbito judicial, defesa, económico, com a cooperação comercial, em que o Brasil tem providenciado várias linhas de crédito a Angola para o seu programa de desenvolvimento.

As exportações de Angola para o Brasil atingiram, no primeiro trimestre deste ano, o valor de USD 28,6 milhões contra os USD 31,8 milhões no mesmo período de 2015.

Já as exportações do Brasil para Angola atingiram o volume, nos três primeiros meses deste ano, de USD 92,7 milhões contra os USD 647,9 milhões do ano passado.

O governante brasileiro deixou Luanda no início da tarde desta quinta-feira, 13 de abril.