Ameaças a vida de Ernest Wamba dia Wamba e do deputado Kiakwama
No contexto de uma paz ilusória na parte leste da Republica Democrática do Congo e uma violação constante pelo governo do direitos fundamentais dos povos da região do Baixo Congo, chamou-nos a atenção que o Professor Ernest Wamba dia Wamba e Deputado Honorável Kiakwama foram ameaçados de morte
Para Imediata do publicação: 5 de maio de 2008
Berkeley, ca.
No contexto de uma paz ilusória na parte leste da Republica Democrática do Congo e uma violação constante pelo governo do direitos fundamentais dos povos da região do Baixo Congo, chamou-nos a atenção que o Professor Ernest Wamba dia Wamba e Deputado Honorável Kiakwama foram ameaçados de morte. Nós sabemos que ambos indivíduos foram ativos em defender os direitos dos povos do Baixo Congo em se expressar livremente. Eles, tal como muitos congoleses de outras regiões do país, condenaram a violência arbitrária de forças policiais do governo contra aos membros do Bundu dia Kongo , um movimento para o emancipação cultural e espiritual dos povos de Congo.
Eles condenaram a maneira como, desde fevereiro de 2008, a brutal repressão conduziu à morte de povos inocentes, incluindo infantes e os mais velhos. BdK está trabalhando para encontrar uma maneira para que todos os lados venham junto, de modo que um processo cura possa ser iniciado.
Se a informação a respeito das ameaças contra as vidas de Wamba e deputado Kiakwama estiver correta, nós convocamos todos aqueles no governo que são, direta e indiretamente, responsáveis pela manutenção da segurança e da paz a todos os cidadãos congoleses, a fazer tudo em seu poder impedir a execução de tal plano ardiloso.
Se a ameaça acima contra as vidas do Prof. Ernest Wamba e do honorável Kiakwama ocorrer realmente, nós acusaremos o atual governo da Republica Democrática do Congo como responsável direto, faremos tudo quanto for necessário para se assegurar que as instituições e/ou os indivíduos sejam levados à justiça.
Ota Benga Alliance para a paz, cura e a dignidade
Berkeley, 5 maio 2008
Contato: Jacques Depelchin [email][email protected]
Para mais informação sobre Wamba e a Aliança Ota Benga, veja http://www.otabenga.org/node/4